quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dinheiro faz coisas...

Geisy Arruda ficou famosa pelo jeito estranho de se vestir e pelo vestido curtiiissimo na Faculdade.

Ddepois da "fama" muita coisa mudou...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL

                                                                                                          
                                                                                                            (Luiz Fernando Veríssimo)


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós.. , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

domingo, 23 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Meu Brasil "cool"



Brasil foi eleito em primeiro lugar pelo site CNN "nacionalidades mais legais do mundo".  Segundo o site, "sem os brasileiros não existiria o samba e o carnaval do Rio, o bonito futebol de Pelé e Ronaldo, os minúsculos biquínis e corpos bronzeados da praia de Copacabana e a depilação com cera".

Que interessante, não?! Você, meu caro brasileiro, ficou satisfeito em ser o número 1?

Ganhar pela reputação de povo sexy, não ameniza as várias outras péssimas colocações em ranques como saúde  e educação. E que tal analisarmos o ranque de AVACALHAÇÃO política que existe?! Após ganhar milhares de votos, Tiririca e Romário, sucessores de nosso querido leigo e semi analfabeto, ou pseudo alfabetizado, Presidente Luís Inácio Lula da Silva, estará trabalhado pela educação e saúde de nosso querido país mais legal do mundo.

De que adianta ser o primeiro em sexo, exibição de corpos sarados, BBB e etc?!

Que tal se analisássemos outros ranques que, com certeza, o  Brasil ocuparia o primeiro lugar?

não pense no lado ruim, mas sim, no lado realista da coisa... lamentável!

O que nos motiva a escrever, é isso...

sábado, 15 de janeiro de 2011

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Com o tempo...




Você aprende que estar com alguém, só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...
 Você se dará conta que casar só porque “está na hora”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...
Com o tempo... Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...
Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho(a), com certeza uma hora vai desejar não voltar a vê-la..
Você se dará conta de que ter amigos vale mais do que qualquer montante em dinheiro...
...e entende que os “verdadeiros amigos” se contam nos dedos, e que aquele que não luta para tê-los, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas...
Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva podem continuar a magoar a quem você disse durante toda a vida...
Com o tempo... Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, somente as “almas grandes” conseguem...
 Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...
Com o tempo... Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa é insubstituível e única...
Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...
 Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno do amanhã é demasiado incerto para fazer planos...
Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...
Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...
Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama ou dizer que sente falta, dizer que precisa ou que quer ser... Junto de um caixão... ... deixa de fazer sentido...

Chuva da morte


Após uma série de reportagens a respeito das fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, em praticamente todos os canais, surge uma dúvida; quem são os verdadeiros culpados pela tragédia!?

O homem? A chuva? Deus?!(soou até como blasfêmia).

Segundo alguns jornais, o problema foi à falta de comunicação entre os meteorologistas e os órgãos competentes. Já outros afirmam que faltam meteorologistas no Estado do Rio.

Ontem, assistindo ao Ratinho (melhor do que dar audiência a novelas), ele disse algo considerável; “os órgãos competentes sabiam do risco desde o primeiro instante que alguma casa foi erguida. Lá não pode ser construído nem barraco nem mansão.

E por fim, por ter dimensões continentais, o Brasil é afetado, ao mesmo tempo, por diferentes fenômenos climáticos que causam temporais e secas pelo país, no mesmo período do ano. Alguns estados como Rio Grande do Sul sofre com uma estiagem severa que já levou cinco cidades a decretar situação de emergência. Enquanto isso, a chuva intensa no Sudestejá deixou quase 400 mortos.

Com chuvas dentro da normalidade para a época do ano, as tragédias que temos visto são causadas pela combinação dos temporais e um ambiente irregular, de encostas, áreas já sujeitas a riscos. O solo encharcado e a chuva constante, sem tempo de escoamento, têm sido responsáveis pelos deslizamentos de terra e desabamentos.

Vale lembrar que na virada do ano (2009/2010), aconteceu uma catástrofe em Angra.52 mortos - lembram!?

Agora, da pra saber quem são os culpados.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A arte de muitos...



A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição.

Me diga


Se eu acordo preocupado com as
providências como uma conta no banco
que eu não tenho dinheiro pra pagar
Isso me aflige e atrapalha
faz com que eu não me de conta
de outras coisas
Que eu deveria cuidar

Então me diga
Se você ainda gosta de mim
Porque de você eu gosto
Isso não deve ser assim
Tão ruim
Dos meus filhos eu sinto saudade
eu tenho medo que eles achem que
eu não sinto a falta deles
como eu acho que eles sentem de mim
Pego o meu carro pelo asfalto
uso um sapato da mesma maneira
Por influência do meu pai

Então me diga
Se você ainda gosta de mim
Porque de você eu gosto
Isso não deve ser assim
Tão ruim

Há quanto tempo eu conheço você
Há quanto tempo eu ainda vou precisar
E eu dependo do que eu não entendo
eu pretendo apenas
que você saiba que
isso é meu amor


Na falta do que dizer, a música diz...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Falta programação ou espetadores cultos!?


A estréia da décima primeira edição do "Big Brother Brasil” foi bem na audiência (novidaaaade). O reality show conseguiu superar a estréia da edição anterior, que marcou 30 pontos no ano passado.

De acordo com dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, o "BBB 11" registrou média de 35 pontos, garantindo liderança absoluta para a Globo no horário. A Record ficou em segundo com 12 pontos e o SBT em terceiro com 5.

Confesso que contribui, por alguns minutos, com a pontuação da Globo. Afinal, após várias propagandas de que a “casa mais espiada do Brasil” teria um transexual como participante, chamou a atenção de muitos.
Após um emaranhado de retóricas, do tipo “você prefere fazer o bem, ou fazer bem”? “você perdoa e esquece, ou você esquece e não perdoa”? (quanta criatividade do Bial – confesso) Nada de novo foi apresentado. Corpos sarados, modelos, um participante mais velho e uma “fofinha”, só para quebrar o clima. A miss, ou no caso o Mister, estava lá. Um homossexual, no caso transexual também. Você já viu isso em outras edições? Lhe parece familiar?!
Então, o que esperar de uma programa que mais parece Malhação(os adolescentes que me perdoem)!? Todos os anos é a mesma coisa...
Acho que a resposta à minha pergunta do título, a maioria já sabe. Ou, espero que sim.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sobram vagas ou falta incentivo!?



Hoje ao ler uma matéria sobre as 780 vagas que sobraram (isso mesmo) no Concurso para professores em São Paulo, (mesmo depois de uma propaganda tão calorosa em valorização do professor,teacher,professeur - alguém assistiu?!) surgiu uma dúvida; sobraram vagas ou falta incentivo do Governo?!

O professor brasileiro é um dos mais mal pagos do mundo! Sendo que professores de alguns estados recebem salario inferior a media nacional, que é cerca de R$ 1.527 mensais (dados de 2008). Professores de algumas cidades recebem mais que o dobro dessa media. E por fim, professores de outros estados recebem pouco mais da metade da media.

Porque uma das profissões mais importantes (principalmente no Brasil) é tão desvalorizada?!

Essa miséria - chamada salário, prejudica diretamente a educação do aluno. Afinal, os professores qualificados estão escassos, e os que poderiam surgir não são incentivados devido o baixo salário, além da falta de respeito pela profissão.